05 de Dezembro de 1926 - Morre Claude Monet.
"Impression, soleil levant" - 1873 - oleo sobre tela
Claude Monet, o mais célebre entre os pintores impressionistas, nasceu em Paris, 14 de Novembro de 1840.Com 11 anos de idades já era conhecido pelas caricaturas que criava. Por volta de 1856, conheceu o pintor Eugène Boudin, aprendendo com ele muitas das técnicas usadas na pintura ao ar livre.
Não lhe agradando o tradicionalismo da pintura acadêmica, em 1862 ele foi estudar artes com Charles Gleyer, conhecendo aí Pierre-Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Alfred Sisley. Juntos deram inicio ao movimento impressionista, cuja técnica consistia em pintar com rápidas pinceladas .
Perante um dos quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", o pintor e escritor Louis Leroy, pejorativamente, comentou: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha”.
Monet e os seus colegas, mais do que ficarem aborrecidos com o que tinha sido dito, inspirados pela crítica, deram, então, ao movimento que iniciaram o título de Impressionismo.
A sua genialidade como pintor suge tardiamente, em 1899, e após pintar a famosa série de quadros chamada "Nenúfares", que pintou inspirado no lago e na ponte japonesa que tinha na sua propriedade em Givemy.
A Ponte Japonesa (The Japanese Footbridge) - 1899 - oleo sobre tela
Sem comentários:
Enviar um comentário