10 de Dezembro de 1986 - Morre Alfred Nobel
Alfred Nobel, nasceu em 21 de Outubro de 1833, em Estocolmo.
Fascinado pela invenção da nitroglicerina por parte de um amigo que conheceu em Paris, e percebendo do seu potencial na engenharia, Alfred Nobel evolui para um trabalho de pesquisa que tornou a nitroglicerina explosiva e manipulável, chegando ao produto final que é hoje a dinamite.
Alfred Nobel teve como sua grande amiga, Bertha Kinsky, uma figura proeminente do movimento pacifista, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas, e que iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade. Com atribuição de cinco prémios em áreas distintas, Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês), em 1900 foi criada a Fundação Nobel. Ainda, em memória de Alfred Nobel, foi criado, pelo banco central sueco, um novo prémio na área da Economia, premio pago com o dinheiro público desse mesmo organismo bancário, embora os ganhadores sejam também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia.
A 10 de Dezembro de 1901, levou-se a cabo a primera entrega oficial dos Premios Nobel em Estocolmo e Oslo. Os prémios são considerados, em geral, como a mais alta honra civil do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário