12 de Dezembro de 1863 - Nasce Edvard Munch
O Grito - 1893Óleo, Têmpera e Pastel em Cartão91 X 73,5 cm
Edvard Munch nasceu em Löten, na Noruega, em 12 de Dezembro de 1863. Em 1879Munch começa a estudar engenharia. Um ano depois desiste dos estudos e decide ser pintor. Estuda arte na Academia de Desenho de Oslo. Começou a pintar em 1880, primeiramente retratos e depois uma série de quadros naturalistas onde se destaca o quadro "Criança doente" (1886).
Após lhe ter sido atribuída uma bolsa de estudo, Munch viajou por França onde recebe grande influência de Toulouse-Lautrec e Gauguin) Alemanha (em Berlim, entre 1892 e 1908, conheceu August Strindberg, iniciando-se aqui o movimento do expressionismo alemão) e Itália, regressando à terra natal 18 anos depois.
"O Grito", considerada a sua obra máxima, e que ele pintou quando tinha trinta anos é uma das obras mais importantes da história do expressionismo. Munch descreveu assim a experiência que o levou a pintar a sua obra-prima: «Caminhava eu com dois amigos pela estrada, então o sol pôs-se; de repente, o céu tornou-se vermelho como o sangue. Parei, apoiei-me no muro, inexplicavelmente cansado. Línguas de fogo e sangue estendiam-se sobre o fiorde preto-azulado. Os meus amigos continuaram a andar, enquanto eu ficava para trás tremendo de medo e senti o grito enorme, infinito, da natureza.»
Edvard Munch morreu em Ekely, próximo a Oslo, em 23 de Janeiro de 1944.
»»»» Biografia aprofundada em Pintores Famosos
Sem comentários:
Enviar um comentário