terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MIGUEL ANGELO




02 de Novembro de 1512 -"A Criação de Adão" de Miguel Ângelo é mostrado pela primeira vez ao público juntamente com a sua restante obra na Capela Sistina.

Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (Miguel Ângelo) pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano, após encomenda do Papa Júlio II criou uma obra histórica no tecto da Capela Papal, ou Sistina, do Palácio do Vaticano - mandado edificar por Sisto IV (daí o seu nome) - retratando cenas do Gênesis. Com o apoio de Botticelli, Perugino e outros pintores importantes da altura, executou-a em apenas quatro anos (1508-1512).

Uma das pinturas de maior criatividade, com o tamanho de 280cm por 570 cm, é a que simboliza o momento da criação de Adão por Deus na narrativa bíblica do Gênesis. Neste fresco o ancião barbudo envolto num manto é Deus. Abraçada por Deus está uma figura feminina que é interpretada como sendo Eva, que, figuradamente, espera  no céu para tomar forma humana, por, ainda, não ter sido criada. O braço direito de Deus está esticado apontando o dedo para Adão, o qual esta com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue