16 de Dezembro de 1885 - Morre o pintor russo Vladimir Tatlin
Vladimir Evgrafovic Tatlin, Nasceu em Kharkov,em 16 de Dezembro de 1885. Estudou na Escola de Pintura Escultura e Arquitectura de Moscovo e na Escola de Arte em Penza. Depois de formado, juntou-se ao grupo de pintores e escritores vanguardistas em Moscovo, Odessa e St. Petersburg
O seu primeiro projecto de arquitectura foi em 1920, concebendo a maqueta do Monumento do Terceiro Internacional (grande espiral de aço circunda uma pirâmide, um cone e um cilindro de cristal, rotativos e concebidos para alojar escritórios e salões), sendo o símbolo da arquitectura russa de vanguarda e para o Modernismo Internacional.
Foi o teórico do Construtivismo Russo, juntamente com , Alexander Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo. Para os construtivistas a pintura e a escultura eram pensadas como construções - e não como representações -, guardando proximidade com a arquitectura em termos de materiais, procedimentos e objectivos. Os Construtivistas eram apologistas da anti-Arte, criticando os métodos académicos e evitavam utilizar os suportes e as técnicas tradicionais: a tela e os óleos e a pintura de cavalete. Tatlin retirou-se das lides artísticas quando a União Soviética rejeitou o modernismo na década de 1930.
Faleceu em Moscovo, no dia 31 de Maio de 1953.
Sem comentários:
Enviar um comentário