11 de Janeiro de 1066 – Morre o artista suíço Albert Giacometti
Alberto Giacometti nasceu em Borgonovo, a 10 de Outubro de 1901. Alberto foi um escultor suíço, pintor, desenhador e cenógrafo. Como elemento forte do movimento surrealista o seu trabalho está agora em museus de todo o mundo.
Filho de um pintor pós-impressionista, Giovanni Giacometti, que o estimulou para as artes e o matriculou na Escola de Artes e Ofícios de Genebra. Em 1922 mudou-se para Paris onde estudou cerca de cinco anos com Émile-Antoine Bourdelle.
Em 1935 rompeu com o surrealismo e começou a concentrar-se em obras baseadas em modelos humanos. Depois da guerra, em 1947, adoptou um estilo que o tornou famoso, de figuras magras, alongadas e afiladas, e esculpindo a maioria das obras dessa fase em miniaturas.
Sobre o seu trabalho, Albert Giacometti afirmou: "Sim, faço pinturas e esculturas e sempre as fiz desde que comecei a desenhar ou pintar, para denunciar a realidade, defender-me, tornar-me mais forte... para ter uma base de apoio, para me poder movimentar em qualquer campo e em qualquer direcção, para me proteger da fome, do frio e da morte, para ser livre."
Sem comentários:
Enviar um comentário