sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BARNETT NEWMAN – O pintor dos “zips”

29 de Janeiro de 1905Nasce o pintor americano Barnett Newman
Untitled, 1944
Barnett Newman nasceu em Nova York e era filho de emigrantes polacos.
A sua obra está associada ao expressionismo abstracto, tendo sido um destacado integrante da pintura de campos coloridos.
Barnett Newman começa a pintar em 1930. Ao longo da década de 1940, trabalha numa veia surrealista antes de desenvolver o seu próprio estilo. Esta é caracterizada por áreas de cor separados por finas linhas verticais, ou "zips", como Newman chamou. Nos primeiros trabalhos com “zips”, os campos de cor são variados, mas mais tarde as cores são puras e simples. Newman tem como principais obras os quadros que compõem a série Onement (1948).
 Tem a sua primeira exposição individual na Galeria Betty Parsons nesse ano. Atinge o apogeu com a série The Station of the Cross, pinturas a preto e branco (1958-66). A série tem com sub-tema "Lema sabachthani" - "why have you forsaken me", em português ,“Porque me abandonaste”- Palavras ditas por Cristo na cruz.
Últimas obras de Newman, como o Who's Afraid of Red, da série Yellow e Blue, use cores vibrantes e puras, muitas vezes em telas muito grandes - Anna's Light (1968), nomeado em memória de sua mãe que tinha morrido em 1965, é o seu maior trabalho, uma obra de grandes dimensões, com vinte e oito metros de largura por nove metros de altura.

Newman foi pouco apreciado como artista durante grande parte de sua vida , com o publico virado para pintores mais coloridos, como Jackson Pollock. Newman também fez algumas esculturas que são essencialmente de três dimensões. Broken Obelisk, instalado em Houston, ao lado da Capela Rothko é dedicado a Martin Luther King.
Nove anos depois de sua morte, a viúva de Newman Annalee fundou o Barnett Newman Foundation
Newman morreu em Nova York, de um ataque cardíaco, em 1970.
Annas Light

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue