16 de Janeiro de 1980 – Morre o pintor espanhol Benjamin Palencia
Benjamín Palencia nasce em 1894, em Albacete, Espanha. Foi um conhecido e influente pintor contemporâneo que, junto com o escultor Alberto Sánchez Pérez, fundou o grupo artístico denominado Escola de Vallecas.
Quando atingiu os 15 anos, muda-se para Madrid, onde iniciou a sua formação e conheceu pintores como Salvador Dalí, Rafael Alberti, Pancho Cossío e Federico García Lorca. Viajou, posteriormente, para Paris, onde conhece Miro e Picasso. O seu inicio artisco é então, assim, com o surrealismo e o cubismo. Evolui depois para um realismo autero.
Em 1928, após o regresso de Paris, realiza a sua primeira exposição em Madrid, no Museo de Arte Moderna. Posteriormente, viaja por Italia, Berlim e Nova Yorque.Em 1943, ganha a sua primeira medalha na Exposição Nacional de Espanha de Belas Artes. Ingresou, no ano de 1947, na Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madrid, e, uns anos depois, na de San Jorge de Barcelona.
Actualmente, a sua importância e influência são notáveis, encontrando-se algumas das suas obras em museus como o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia.
Sem comentários:
Enviar um comentário