quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GUSTAVE DORÉ – O ilustrador da Bíblia

6 de Janeiro de 1832 - Nasce o pintor e ilustrador francês Gustave Doré
 moses_comes_down_with_the_law


Gustave Doré nasce em Estrasburgo, a 6 de janeiro de 1832. Foi o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX.
Começou a interessar-se pelo desenho desde muito cedo. Aos 14 anos publicou o seu primeiro álbum de desenhos intitulado: "Les travaux d'Hercule".Trabalhou como caricaturista no "Journal pour rire". Expõe pela primeira vez, com um desenho a pena no Salão de 1848. Entre 1861 a 68 realiza a ilustração de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Ilustrou mais de cento e vinte obras, desde Miguel de Cervantes (“Dom Quixote de La Mancha”) a Charles Perrault (“Chapeuzinho Vermelho”, “O Gato de Botas”, “A Bela Adormecida” e “Cinderela” ) e, ainda, a Bíblia.
O seu estilo caracteriza-se pela inclinação para a fantasia. Produziu, também, trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871 e lançado em livro com o título “Londres: Uma Peregrinação”, muito criticado por, supostamente, retratar apenas a pobreza da cidade.
Na pintura destacam-se as seguintes obras: “L'Enigme”e “Le Christ quittant le prétoire”(1867-72), um painel que mede 6 metros de altura por 9 de comprimento.
Morre em Paris no dia 23 de Janeiro de 1883.
dante_the_empyrean

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue