sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

KURT SCHWITTERS – O artista que se auto-denominava de "Artista total"

8 de Janeiro de 1948 - Morre o artista alemão Kurt Schwitters
The Cherry Picture, 1921. montage on board.
Kurt Schwitters nasceu no dia 20 de Junho de 1887. Foi pintor, escultor, arquitecto, editor e poeta, e um dos mais influentes artistas de vanguarda. Estuda artes aplicadas em Hannover e na Academia de Arte de Dresden, na qual se forma em 1914. Neste período produz paisagens de caráter naturalista e impressionista, e escreve poemas e reflexões sobre arte.

Kurt Schwitters definia-se como um “artista total”. Realça-se no seu trabalho pictórico a inovadora e consistente exploração da colagem e da assemblage, graças ao contacto que teve com o grupo dos artistas Dada (participou no movimento Dadaista). Aplicou, ainda, as suas teorias artísticas com igual interesse à prática da escultura, da arquitectura, da tipografia, da fotografia, da literatura, da dramaturgia, da encenação, da música e da performance – e a arte resultante baptizou de “Merz art”, um conceito de arte que passaria a figurar como uma das mais originais contribuições à arte desses anos revolucionários que se seguiram à Primeira Grande Guerra

Sua primeira pintura Merz, uma assemblage em grande formato, foi produzida em 1919. A partir de 1923, torna-se amigo de Theo Van Doesburg e El Lissitsky, através do intercâmbio que estes estabelecem com a Bauhaus, tomando contato com a linguagem do Construtivismo e do grupo De Stijl.

Muda-se para a Noruega em 1937 após a ascensão de Hitler e dos nazistas. Neste mesmo ano, as suas obras são mostradas no Museu de Arte Moderna de Nova York, e incluídas na exposição Arte Degenerada em Munique.Após a invasão da Noruega pelos alemães, em 1940, foge para a Inglaterra

Morre na pobreza e em relativa obscuridade na Inglaterra em 1948.
Merzbau
O primeiro dos seus três grandes trabalhos de ocupação espacial, datado de 1923, foi chamado, primeiramente, Die Kathedrale des Erotischen Elends (Catedral da Miséria Erótica), e depois baptizado como Merzbau, que é o mesmo que 'casa Merz'. Pode ser considerada a primeira instalação artística, onde roupas, cabelos e garrafas com urina, eram guardados em caixas e malas e presos às paredes com arames e gesso.

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