07 DE FEVEREIRO DE 1911 – Nasce o pintor brasileiro Carybé
Mulata grande
Hector Julio Páride Bernabó, ou Carybé, nasceu na Argentina , e imigra para o Brasil com 18 anos de idade .
No Brasil, como escoteiro, recebeu a alcunha de Carybé (nome de um peixe). Em1925 inicia actividades em artes frequentando o ateliê de cerâmica do seu irmão mais velho, Arnaldo Bernabó, no Rio de Janeiro.
Entre 1927 e 1929 frequenta a Escola Nacional de Belas Artes , no Rio de Janeiro Em 1958 vai para Nova Iorque com uma bolsa de estudos. Carybé expõe pela primeira vez numa colectiva, com o artista Clemente Moreau, no Museu Municipal de Belas Artes de Buenos Aires, em Buenos Aires.

Carybé, em 1955, foi escolhido como o melhor desenhador nacional na III Bienal de São Paulo. No ano de 1982 recebe o título de Doutor Honoris Causa de UFBA
Morreu em Salvador, a 2 de outubro de 1997
Discovery and Settlement of the West
Rejoicing and Festival of the Americas
senhor 'monteiro' sempre no activo =)
ResponderEliminartem aqui um blog espectacular que, apesar da arte nao ser o meu forte (diria que é uma veiazita bem fininha), gosto de vir consultar de ves em quando, e vou aprendendo umas coisas..
obrigado pelo espaço com que nos presenteia
ve-se que é feito com gosto e carinho
beijos e abraços, joana S.
Olá Joana
ResponderEliminarMesmo não sendo artista, a arte atrai qualquer pessoa sob diversas formas e modos de expressão (artes visuais, cinema, música, dança, etc), porque, desde os tempos mais remotos e nos povos mais selvagens, a arte sempre se manifestou como atributo e até necessidade do homem. Obrigado Joana pela paciência que tens em passar por aqui de vez em quando. Se houver algo que queiras ver exposto no blog estou receptivo a sugestões.