domingo, 21 de fevereiro de 2010

HARVEY KURTZMAN – O cartoonista da MAD

21 DE FEVEREIRO DE 1993Morre o pintor americano Harvey Kyrtzman
Harvey Kurtzman nasceu a 3 de Outubro de 1924 Foi um dos nomes de destaque na extinta EC Comics, além de ser o criador da Mad, um importante colaborador da Playboy e um dos artistas mais influentes da banda desenhada americana.
Harvey Kurtzman começou a interessar-se pelo desenho quando criança, ganhando mais tarde concursos que o incentivaram a continuar. Com um traço cartoonizado, foi na revolucionária editora EC Comics que Kurtzman despontou como um dos mais talentosos artistas de banda desenhada norte-americana; faz histórias de ficção científica para as revistas Weird Science e Weird Fantasy

Acumulando funções de editor, Kurtzman convenceu o dono da EC Comics, William Gaines, a mudar o teor de sua revista bimestral de aventuras, a Two-Fisted Tales, para algo mais sério e voltado a vida da altura como, relatos da Guerra da Coreia, bem como denúncias das atrocidades de outros conflitos.
 William Gaines resolveu lançar uma nova publicação editada por Kurtzman, porém dessa vez no gênero do humor. Lançada em 1952, editada, escrita e totalmente esboçada por Kurtzman, Tales Calculated to Drive you Mad. A Mad deixava clara sua proposta de um humor inteligente e baseado principalmente em sátiras culturais.

A última criação de sucesso produzida por Kurtzman foi a série Little Annie Fanny, e que revista Playboy entre 1962 e 1988, publicou.

Devido ao impacto considerável causado pela Mad na cultura popular, Kurtzman foi descrito certa vez pelo New York Times como "uma das mais importantes figuras pós-Guerra da América".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue