12 DE FEVEREIRO DE 1878 – Nasce o pintor soviético Kazimir Maliévitch
Bureau and Room, 1913
Kazimir Severinovitch Maliévitch nasceu perto de Kiev, Ucrânia. Estudou na Academia de Kiev, e em 1904, após a morte de seu pai, Maliévitch mudou-se para Moscovo, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg. Foi considerado o pioneiro do uso de elementos geométricos abstractos e o fundador da corrente suprematista.
A pintura de Malevitch recebeu influências de artistas ocidentais, tendo passado pelo impressionismo e fauvismo e, mais tarde, pelo cubismo, depois de ter vivido em Paris (1912). Em 1913 voltou para Moscovo, onde em colaboração com Vladimir Maiakovski, criou um estilo que denominou de Suprematismo.
Malevitch faz a sua primeira exposição individual em 1919, em Moscovo Foi professor de pintura entre 1919 e 1921. Conheceu Vassili Kandinski em 1926 quando esteve na Bauhaus de Weimar, Alemanha, tendo, na altura, publicado um livro sobre os seus princípios estéticos. Ao lado de Kandinsky e Mondrian, Maliévitch é um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. Como fundador do Suprematismo, levou o abstraccionismo geométrico à sua forma mais simples, sendo o primeiro artista a usar elementos geométricos abstractos.
O reconhecimento do artista só ocorreu a partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo mundo consagraram Kasimir Malevitch como um mestre da arte abstracta.
White on White. 1918
Sem comentários:
Enviar um comentário