terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

KEITH HARING – O pintor activista

16 DE FEVEREIROMorre Keith Haring, pintor americano
Monkey Puzzle, 1988
Keith Haring nasceu nos EUA, em 1962, numa pequena cidade chamada Kutztown. Desde cedo, e mostrando ardente activismo, desenhou figuras que exprimiam a sua preocupação pelo que se passava no mundo.
Na década de 80 frequentou a Escola de Artes Visuais de Nova York. Embora com formação em Arte, ele abandonou as técnicas tradicionais e optou pela arte dos grafitti cada vez mais sofisticada.
 A vida da cidade de Nova York, o contacto que teve com os “artistas de rua”, o hip-hop, o breakdance e os graffitis influenciaram-no, começando a pintar em bares, nas paredes das ruas e até nos túneis do metro, e acabaram por atrair a atenção das galerias de arte e dos museus. As pinturas que fez para o Metro de Nova Iorque tiveram um grande sucesso.

Criando um estilo próprio,o artista inventou, desde logo, um complexo código visual. Após inventar uma forma para desenhar um figura, passava, a partir daí a desenhá-la sempre da mesma maneira, tornando, assim, os seus desenhos facilmente reconhecidos por todos.
Participou em diversas bienais e pintou diversos murais pelo mundo - de Sydney a Amesterdão e mesmo no Muro de Berlim. Amigo pessoal de Grace Jones, foi ele quem lhe pintou o corpo para o videoclip "I'm Not Perfect".

Cruella De Vil, 1984
Em 1988 afirmou: "Na minha vida fiz muitas coisa, ganhei muito dinheiro e diverti-me muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não apanhar SIDA, ninguém mais apanhará."
Fundou a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS.
Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, Itália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal
Morre quando tinha apenas 32 anos, vítima de SIDA
Fontes: Escola Visconde de Jerumenha e Wikipédia
Pisa-mural

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue