terça-feira, 9 de março de 2010

JOÃO VAZ – O pintor de interiores

O9 DE MARÇO DE 1859Nasce João Vaz, pintor português
Barco na Praia com Figuras
João José Vaz nasceu em Setúbal, a 9 de Março de 1859. Estudou arte, de1872 a 1878, na Academia das Belas-Artes de Lisboa, onde teve, entre outros professores, José da Anunciação e Silva Porto.
João Vaz faz a sua primeira exposição na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1881. Participou em exposições da Sociedade Promotora de Belas-Artes, do Grémio Artístico, da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Integrou o Grupo do Leão (o Grupo do Leão, dinamizado pelo professor da Escola de Belas Artes de Lisboa, Silva Porto, era formado por artistas que se reuniam na Cervejaria Leão de Ouro em Lisboa).
O Grupo Leão, reunindo amigos, admiradores e discípulos, organizou várias exposições, que contribuíram para o enorme sucesso da pintura do Naturalismo em Portugal).
João Vaz é especialmente conhecido como pintor decorador e como pintor de temas aquáticos e marinhos.
Contudo, distingue-se como pintor-decorador de interiores, tendo participado na pintura do tecto da Sala dos Arcos Grandes da antiga Faculdade de Medicina de Lisboa, no tecto do corpo da Igreja da Graça (Lisboa), na Sala da Restauração do Museu Militar (Lisboa), em algumas salas do Palácio de Belém (Lisboa), no vestíbulo e na sala de espectáculos do Teatro Luísa Tody (Setúbal) e no tecto do vestíbulo do Teatro Garcia de Resende (Évora).
Morre em Lisboa, a 17 de Fevereiro de 1931

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue