quinta-feira, 11 de março de 2010

ROMARE BEARDEN – Pedaços revistas para criar

11 DE MARÇO DE 1988 Morre Romare Bearden, artista americano
One Night Stand
Romare Bearden nasceu em Charlotte, Carolina do Norte, a 2 de setembro de 1911.
Romare Bearden estudou arte com o artista alemão George Grosz na Art Students League em 1936 e 1937, Iniciou a sua carreira como cartoonista na revista The Medley. Ilustrou livros e desenhou figurinos para peças de teatro. As suas pinturas retratavam muitas vezes a vida na América do Sul, tendo o seu estilo sido fortemente influenciado pelos muralistas mexicanos, especialmente Diego Rivera e José Clemente Orozco.
Golgotha
Após a sua passagem pela Europa, a sua pintura passou pelo abstraccionismo com reflexos cubistas (veja-se a obra Golgotha, uma obra da série Paixão de Cristo) tendo sido afastado da galeria Kootz Sam's por as suas obras serem consideradas realistas e não de estilo fortemente abstracta.

Frustrado com a exploração da abstracção no final dos anos 50, evolui então para um estilo , influenciado pelos movimentos cívicos encetados nos anos 60, mais representativa e mais aberta e socialmente consciente, criando obras com de partes de revistas e jornais, tendo em 1964 feito uma exposição a que chamou "Projeções", onde mostrou as suas colagens. Esses trabalhos foram muito bem recebidos, e estes ainda são considerados os seus melhores trabalhos. Uma das suas séries mais famosas, Prevalence of Ritual, aconteceu para manifestar o seu desagrado perante a limitação imposta aos artistas negros de mostrar a sua arte.

Muitos artistas e historiadores de arte consideram Romare Bearden um dos artistas mais importantes e criativos da América.

Dois anos após sua morte, foi criada a Fundação Romare Bearden Foundation , hoje com o intuito de ajudar emergentes novos artistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue