![]() |
La partie d’échecs |
Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1908. Foi considerada como uma das mais importantes pintoras europeias da segunda metade do sec XX
Vieira da Silva, desde muito pequena, manifestou interesse pela pintura e pela música, tendo começado a estudar pintura, a partir de 1919, com Armando Lucena e Emília Santos Braga. Em 1924, ingressa na Escola de Belas Artes de Lisboa.
Em 1928 vai viver para Paris e começa a estudar pintura com Dufresne, Waroquier e Friez. Conhece o pintor húngaro Arpad Szenes, com quem casa em 1930.
Em 1935 faz a primeira exposição em Portugal, permanecendo em Portugal até Outubro de 1936. Após regressar a Paris, começa a participar activamente na associação «Amis du Monde», criada por vários artistas parisienses.
Regressará em 1939, devido à guerra. Salazar nega-lhe a cidadania portuguesa, partindo para o Brasil, onde recebem passaportes diplomáticos, que substituem os de apátridas emitidos pela Sociedade das Nações, residindo no Rio de Janeiro, até ao seu regresso a Paris em 1947. No Brasil, entraram em contacto com importantes artistas locais, como Carlos Scliar e Djanira. Ambos exerceram grande influência na arte brasileira, especialmente entre os modernistas.
'Quando cheguei a Paris, havia muitas tendências na pintura, comecei a ver tudo. O abstraccionismo foi uma escolha difícil, mas tinha de partir de dentro, devia ser uma escolha racional. Para pintar pensando com a cabeça e fazendo com a mão', afirmou a artista em 1978.
A obra de Vieira da Silva é conhecida pelo abstraccionismo construtivo, de um rendilhado geométrico de linhas, cubos e mosaicos, mas preocupada com a profundidade e com a perspectiva. Em 1956, o historiador Walter Zanini escreveu que: “o primeiro contacto dos olhos com a pintura de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) é 'um choque desconcertante' - não importa a distância de tempo, a constatação é precisa”.
Em 1956, tanto ela como o marido, obtêm a nacionalidade francesa. Em 1966 é a primeira mulher a receber o Grand Prix National des Arts e em 1979 torna-se cavaleira da Legião de Honra francesa.
Para honrar a memória do casal de pintores, foi fundada em Lisboa a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva
Fontes: Wikipédia, Culturalmentemja
Sem comentários:
Enviar um comentário