segunda-feira, 5 de abril de 2010

ANTONI CLAVÉ – O artista da Catalunha

05 DE ABRIL DE 1913Nasce Antoni Clavé, artista espanhol
Roi au bouclier
Antoni Clavé nasceu em Barcelona. Antoni Clavé formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Barcelona, tendo como mestres Angel Ferrant na escultura e José Mongrell na pintura.
Pintor, escultor, artista gráfico e cenógrafo catalão, era uma das mais relevantes figuras espanholas da Arte Contemporânea, onde se expressava por um deslumbrante estilo barroco e um violento e admirável cromatismo. A partir dos anos cinquenta os seus trabalhos vão endurecendo ao mesmo tempo que se simplificam reduzindo o cromatismo na procura do supérfluo. Nos últimos anos de vida, os seus trabalhos passam a ser totalmente abstractos.
La Reine Toule

Antoni Clavé foi um combatente republicano na guerra civil espanhola, tendo-se instalado em París no ano de 1939, onde terá forjado uma intensa amizade com diversos artistas, nomeadamente com Pablo Picasso. Estendeu-se nessa altura em trabalhos gráficos e de publicidade, passando pela técnica da colagem, levando-o a criar obras litográficas. A escultura teve também um papel importante para afirmação artística de Antoni Clavé

L'Enfant au Chat
Reconhecido em Espanha só a partir da sua exposição na Sala Gaspar de Barcelona, em 1956, gozava de um enorme prestígio, tendo recebido diversos prémios internacionais. Foi também reconhecido como um excelente cenógrafo, com os seus projectos teatrais a aparecerem nos palcos de todo o mundo, bem como em inúmeros filmes. As suas obras incluem conjuntos de ópera, teatro e ballet, principalmente para a companhia de balé de Roland Pettit.
Morre em Saint Tropez, França, em 2005
Escultura no Palacio de la Generalidad de Cataluña

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue