RODIN - O ESCULTOR DE "O BEIJO"
O Beijo
12 DE NOVEMBRO DE1840 – Nasce René Rodin, escultor francês
René-François-Auguste Rodin, descendente de família de parcos recursos, nasceu em Paris, tendo estudado desenho e modelagem a partir dos seus 13 anos.
Com 18 anos, após ter reprovado três vezes no exame de admissão à Escola de Belas-Artes, passou a trabalhar como moldador, criando objectos ornamentais.
Rodin, escultor polémico, destacou-se entre os séculos XIX e XX, sendo admirado pela elite europeia e considerado uma glória da França, apesar de ser apontado pelo seu formalismo, devido ao rigor anatómico que colocava nas suas obras.

Ao morrer deixou uma obra inacabada, uma porta de bronze, encomendada em 1880, para o Museu de Artes Decorativas em Paris.Pensada como uma réplica da "Porta do paraíso", esculpida no século XV pelo italiano Lorenzo Ghiberti para o batistério de Florença, a obra - conhecida como "Porta do inferno"- representaria temas da Divina Comédia de Dante.
Peças isoladas, de alto valor artístico, nasceram de imagens pensadas como partes da porta. São elas "O pensador" (1880), "O beijo" (1886), e "O filho pródigo" (1889).
Bustos como os de Octave Mirbeau (1889), Puvis de Chavannes (1891) e Clemenceau (1911) contribuíram para elevar Rodin como mestre na arte do retrato em relevo pleno.
Torna-se, em 1885, mestre e amante da sua aluna Camille Claudel mais nova que ele 24 anos, fora do conhecimento da sua companheira Jules Renard, tendo esse romance virado tragédia para Camille, adoecendo mentalmente, após afastamento de Rodin em 1898.
O palacete parisiense do século XVIII, e antigo Hotel Biron, onde, em 1908, Rodin se instalou, é hoje o Museu que, orgulhosamente, ostenta o seu nome.
Rodin morreu, em Meudon, em 17 de Novembro de 1917.
O Pensador
Sem comentários:
Enviar um comentário