Jean Theodoor Toorop nasce a 20 de Dezembro, em Purworejo. Java , Índias Orientais Holandesas. Em 1872, mudou-se com a sua família para a Holanda, tendo estudado arte em Amesterdão.
De 1882 a 1886 viveu em Bruxelas, juntando-se ao Les XX (Les Vingts), um grupo de artistas centrado em torno de James Ensor. O seu trabalho passou por vários estilos diferentes ao longo destes anos, como o Realismo, Impressionismo, o Neo-Impressionismo e o Pós-Impressionismo.
Entre 1886 e1890 desenvolveu o seu próprio estilo simbolista, que se caracterizava por linhas dinâmicas e imprevisíveis altamente estilizado com figuras e desenhos curvilíneos.
Posteriormente, virou-se para a Art Nouveau estilos, no qual um jogo semelhante de linhas é usado para fins decorativos, sem qualquer significado simbólico evidente. Em 1905 converteu-se ao catolicismo e começou a produzir obras religiosas. Jean Toorop também ilustrou livros cartazes, passando pelo desenhos e vitrais. Também produziu retratos em de estilo altamente realista e impressionista.
Sem comentários:
Enviar um comentário