segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Edward Weston, o fotografo dos close-ups



Edward Weston, nasceu em Highland Park, Illinois, a 24 de Março de 1886. Foi um dos fotógrafos norte-americanos mais importantes do século XX.
Edward Weston foi famoso pela sua técnica de foco suave e ao seu estilo pictural, pelos nus e close-ups (planos de pormenor) de formas naturais
Começou por fotografar nos seus tempos livres nos parques de Chicago, enquanto trabalhava como moço de recados e vendedor.
De 1926 a 1930, ficou marcado para Edward Weston como um dos períodos mais significantes de sua carreira, realizando os seus trabalhos mais representativos.
Em 1928 visitou o Deserto de Mojave, onde se deparou pela primeira vez com a paisagem. O deserto impressionou-o, e como resultado, abriu portas para novos caminhos criativos.
A partir de 1929, iniciou sua célebre série de arte abstrata.
Edward Weston realizou sua primeira exposição individual em Nova Iorque no ano de 1930
Em 1932 Edward Weston, juntamente com um grupo de fotógrafos puristas que reunia nomes como Ansel Adams, Willard Van Dyke, Imogen Cunnigham e Sonya Noskowiak, fundou o grupo F/64.
Foi apresentada, em 1946, no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, uma grande retrospectiva do seu trabalho - cerca de 300 impressões.
A vida de Edward Weston foi retratada no filme The Photographer, de Willard Van Dyke.
Edward Weston trabalhou até ao fim dos anos 40, mas a doença de Parkinson acabaria por impedi-lo de prosseguir a carreira. As suas últimas fotografias foram tiradas em 1948, em Point Lobos. Morreu em Carmel no ano de 1958.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue