Niki de Saint Phalle, uma artista franco-americana, nasceu a 29 de outubro de 1930, em Neuilly-sur-Seine, nos subúrbios de Paris. À imagem Gaudi, Miró, Dubuffet e Calder a sua obra expressa a irreverência, originalidade instintiva por vezes.
Ex-modelo fotográfico das revistas Vogue, Harper's Bazaar e Life nos anos 40, a artista francesa notabilizou-se por inventar um mundo de cores puras e de firmes movimentos lúdicos. Soube inventar um novo mundo de cores puras, que são um hino à vida.
A sua série Nanás (que em francês quer dizer, moças) grandes bonecas que representam o mundo feminino, ganhou aclamação mundial. As suas esculturas são construídas com espelhos, vidro, plástico, tecidos e bronze. O seu jardim de esculturas, O Jardim Tarot, inspirado no Tarots, foi concluída em 1998, após 20 anos da sua fundação. São da sua autoria as esculturas da praça Igor Stravinsky, em frente do Centro Cultural Beaubourg, no centro de Paris.
Niki faleceu em 21 maio de 2002, em San Diego, Califórnia. Niki de Saint Phalle extendeu a sua mestria também na pintura e cinema. O mundo lamentou a morte de uma mulher maravilhosa, de grande coragem e firmes convicções.
Sem comentários:
Enviar um comentário