24 de Dezembro de 1942- Nasce o escultor, pintor e desenhador Jonathan Borofsky
Borofsky nasceu a 24 de Dezembro de 1942. Desde muito cedo, começou a interessar-se por arte após contacto com obras de pintores consagrados como por exemplo o pós-impressionista Paul Gaugin.
Ainda jovem, teve aulas semanais de pintura, onde era encorajado a pintar livremente, sem os formalismo do ensino tradicional. Estudou no Carnegie-Mellon University, Pittsburgh, PA (1962) e na Yale School of Art and Architecture, New Haven (1966)
A partir de 1973, os seus desenhos, pinturas, esculturas, projecções de imagens, impressões, e, finalmente, a combinação destes em instalações multimédia, eram baseados nos seus sonhos, medos e angústias.
É conhecido pelo conjunto de obras esculturais, de grandes dimensões, espalhadas por várias cidades do mundo, intituladas “Hammering Man”.Entre as suas esculturas mais famosas está “Walking to the Sky”, uma peça inspirada por uma história que o seu pai lhe costumava contar, e que tinha como figura principal um gigante amigável, que vivia no céu. O artista diz que a escultura é "uma celebração do potencial humano para descobrir quem somos e para onde devemos caminhar. Como curiosidade, a peça original de “Walking to the Sky” foi instalada no Rockefeller Center, no outono de 2004, antes de ser transferida para o Nasher Sculpture Center, em Dallas, Texas, em 2005. Uma cópia está instalada no campus da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos. Outra cópia foi instalada em frente ao prédio Kiturami Co. Homsys em Hwagok-dong, Gangseo-gu, Seoul, Coréia do Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário