02 de Janeiro de 1557 – Nasce o pintor italiano Pontormo
Jacopo da Pontormo nasceu em Florença, no ano de 1494. Foi um dos líderes do Maneirismo da Escola Florentina, famoso pelo uso de poses contorcidas, perspectiva distorcida, cores marcadamente incomuns e peculiares, transparecendo uma inquietude neurótica.
O jovem pintor foi discípulo de Leonardo da Vinci, Mariotto Albertinelli, Piero di Cosimo, e finalmente em 1512, de Andrea del Sarto.. Pontormo também estudou o trabalho de artistas europeus como Albrecht Dürer, ao contrário de muitos contemporâneos florentinos. O grande altar construído por Brunelleschi para a Capela Capponi, na Igreja de Santa Felicita, em Florença, é considerada sua obra-prima. A Galeria Uffizi abriga outra de suas obras-primas, a Ceia em Emaús, junto com vários retratos.
Muitas de suas obras foram perdidas ou danificadas, incluindo O Julgamento Final. Segundo relatos, sua visão do Juízo Final era um pântano de figuras contorcidas. Na obra, Pontormo foi contra a tradição pictórica e cristã da época, colocando Deus aos pés de Cristo, uma ideia que foi classificada de perturbadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário