domingo, 3 de janeiro de 2010

AUGUST MACKE – O expressionista morto em combate

03 de Janeiro de 1887Nasce, em Perthes-lès-Hurlus, o pintor alemão August Macke
Promenade
Em Paris, onde esteve pela primeira vez em 1907, Macke pôde conhecer a obra dos impressionistas e logo depois mudou-se para Berlim, onde passou alguns meses no estúdio de Lovis Corinth. O estilo de Macke formou-se à maneira do impressionismo francês e do pós-impressionismo influenciado pelos mestres da altura, quando esteve em Paris, pela primeira vez, em 1904. Posteriormente atravessou um período fauve.
Em 1910, graças à amizade com Franz Marc, Macke encontrou Kandinsky e, por um curto período, compartilhou da estética não-objetual e dos interesses místicos e simbólicos do grupo Der Blaue Reiter.
A partir de 1912, e após ter conhecido Robert Delanay em Paris e o seu estilo do cubismo cromático, a produção de Macke sofre influencias significativas, conforme se poderá provar através da sua obra “Vitrines”, comparada com a obra de Delaunay “Janelas”

Mas foi na Tunísia, onde Macke esteve, em 1914, com Paul Klee e Louis Moilliet, que recebe influências marcantes, para entrar num período que o leva a produzir uma série de trabalhos considerados como obras-primas.

A carreira de Macke foi bruscamente interrompida pela sua morte prematura, em combate, na Primeira Guerra Mundial, no dia 26 de Setembro de 1914.
Paisagem com vacas e camelos-1914

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue