segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RENÉ MASSON – O pintor francês censurado por produzir obras eróticas

4 de Janeiro de 1896Nasce o pintor francês René Masson
Le Lit Hanté, 1942
André-Aimé-René Masson nasceu em Balagny-sur-Thérain, Oise, mas foi educado na Bélgica e estudou arte em Bruxelas e Paris.

As primeiras obras da Masson exibem um interesse no Cubismo. Mais tarde evolui para o Surrealismo, tendo sido um entusiasta do desenho automático, fazendo uma série de obras a caneta e tinta. Masson acreditava que provocando um reduzido estado de consciência ajudaria a sua arte estar isenta do controle racional e, portanto, aproximar o funcionamento de sua mente ao subconsciente. Para isso, trabalhava muitas horas seguidas sem dormir, sem se alimentar e sob o efeito de drogas.

No final da década de 1920, deixou o movimento surrealista e, voltando-se para um estilo mais estruturado, frequentemente produzindo obras com temas violentos ou eróticos e fazendo um número de pinturas em reacção à guerra civil espanhola (associando-se, mais uma vez, aos surrealistas no final da década de 1930).

Sob a ocupação alemã, durante a segunda guerra mundial, o seu trabalho foi condenado pelos nazistas como degenerada. Masson escapou do regime nazista num navio para a ilha francesa da Martinica de onde foi para os Estados Unidos da América. À chegada os funcionários aduaneiros de Nova York, ao inspeccionarem a sua bagagem, encontraram os seus desenhos eróticos. Considerada arte pornográfica, os desenhos foram logo ali destruídos, na "terra da liberdade", perante o seu olhar incrédulo.

Viveu em New Preston, Connecticut, tendo o seu trabalho influenciado fortemente os expressionistas abstractos americanos.Após a guerra, regressou a França instalando-se em Aix-en-Provence rompendo,definitivamente, com o surrealismo.

Morre em 28 Outobro 1987.
Dans le tour du somneil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue