quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

NORMAN ROCKWELL – O pintor que retratou carinhosamente a América

03 de fevereiro de 1894Nasce o pintor e ilustrador americano Norman Rockwell
Saying Grace, 1951
Rockwell nasceu em Nova Iorque. Com14 anos de idade entrou para a New York School of Art. Aos 16 anos ingressou na National Academy of Design e também entrou para a Art Students League.
Ainda aos 16 anos, Norman Rockwell, tornou-se director da revista Boys’ Life (a revista dos escoteiros norte-americanos). Aos 21 anos, mudou-se para New Rochelle em Nova Iorque e abriu um estúdio em parceria com o cartunista Clyde Forsythe.
 Aos 22 anos fez, pela primeira vez uma capa para a revista The Saturday Evening Post, publicação que era descrita por Rockwell como “a maior janela de exposição da América”. Pintou os retratos dos presidentes Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon, assim como o de outras importantes figuras mundiais, tais como Gamal Abdel Nasser e Jawaharlal Nehru. Um de seus últimos trabalhos foi o retrato da cantora Judy Garland, em 1969.
Para infelicidade de todos os seus admiradores, nos anos 1960, um incêndio destruiu seu estúdio e queimou grande parte de seus trabalhos.
Morre no dia 8 de Novembro de 1978.
Grandpa's Little Ballerina, Saturday Evening Post Cover

2 comentários:

  1. um fabuloso pintor, com obras inesqueciveis =)

    A acrescentar que Rockwell provoca no espectador o mais subtil, e no entanto (possivelmente) a mais dificil das expressoes: a descontração, os sorrisos e a alegria de quem observa as suas obras primas

    Merece sem duvida ser homenageado
    e está a ser capa do google, esta semana

    Parabens pelo riquissimo blog, brilhante bom gosto

    Felicidades
    Continuaçao de bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. O que disse sobre o extraordinário Rockwell complementa e enriquece o post. A sua participação com o envio de comentários serão sempre por mim ansiosamente aguardados. Obrigado Rose pelo elogio ao blog. Contudo, muito mais se poderá fazer e sempre com a ajuda de quem tem a pachorra de aqui parar e me aturar. Um abraço

    ResponderEliminar

Pesquisar neste blogue