segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PIET MONDRIAN - O pintor holandês modernista



01 de Fevereiro de 1944Morre o pintor holandês Mondrian
Pieter Cornelis Mondrian nasceu em Amersfoort na Holanda, a 7 de Março de 1872. Conhecido como pintor modernista, fundador do Neoplasticismo e colaborador da revista Stijl.
Mondrian tinha um tio que trabalhava com pintura, e que o influenciou para que seguisse uma carreira artística, indo contra a visão ortodoxa da família, que via na arte um caminho para o pecado. Contudo, ultrapassa o problema prometendo ao seu pai que iria estudar artes, para se tornar um professor.

Insatisfeito com o ensino, Mondrian deseja afirmar-se como pintor, mas teme enfrentar o pai. Quando entra em contacto com a teosofia (A Teosofia é um corpo doutrinário que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência), encontra o caminho para a resolução do problema: a doutrina pregava o trilhar de um caminho evolutivo pessoal e a arte encaixava-se neste caminho. O contacto com a teosofia irá manifestar-se no trabalho de Mondrian e marcará sua vida profundamente
A maior parte do trabalho de Mondriaan, no início da sua carreira artística é influenciado pelo naturalismo e o impressionismo. Após entrar em contacto com a teosofia, Mondrian passa por um breve período simbolista, mas que lhe será fundamental para que atinja a abstracção.
Em 1913, visitou uma exposição cubista em Amesterdão que o marcou profundamente e teve grande influência no seu trabalho posterior.
A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua grande obra neoplástica, defendendo uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a aos seus elementos mais puros e procurando as suas características mais próprias.
A sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade.

3 comentários:

  1. Site bem bacana esse...

    ResponderEliminar
  2. soh fala da morte delee ... tinha ki falar mais um pouco !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo 'anónimo'
    Como local de efemérides os nascimentos e as mortes dos artistas, no Atualidades e Efemérides.com são o objeto de tensão para que fale deles. Repare que só faço referência à sua morte no sub titulo. Contudo, obrigado pela visita

    ResponderEliminar

Pesquisar neste blogue