segunda-feira, 15 de março de 2010

VICTOR VASARELY – O pai da arte cinética



15 DE MARÇO DE 1997Morre Victor Vasarely, pintor e escultor húngaro
Zebra
Victor Vasarely, nasceu em Pécs, Hungria, no dia 9 de abril de 1908.
Vasarely foi um dos fundadores da Optical Art (Op Art) e um dos principais representantes da "pop art". Entre 1927 e 1929 estudou na Academia Poldini-Volkman de Budapest onde se  familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Paul Klee, Kandinsky e Josef Albers. Em 1930 instalou-se em Paris onde trabalhou como criador gráfico para empresas de publicidade.
 Após um período de expressão figurativa, optou por uma arte abstracta construtiva e geométrica. Vasarely foi um dos fundadores da arte cinética e um dos principais representantes da "pop art". A sua pintura baseia-se no rigor cientifico, combinando as leis da física e o conhecimento da geometria, juntamente com a percepção das cores e a sua influência na percepção visual. Olhando as obras de Vasarely somos surpreendidos com a beleza das formas e o engano perceptivo que motivam. As obras de Vasarely representam uma síntese entre a arte concreta e o construtivismo, bem como a possibilidade de controlar a obra de um ponto de vista racional e estético.
A partir de 1944, dedicou-se à escultura, desenvolvendo abstrações geométrico-construtivas. É, no entanto, o período entre 1950-60 (período Black and White) que marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos do que será conhecido como Op Art (Optical Art) -um estilo e técnica que permanecerá para sempre ligado ao seu nome.

Em 1976, concebeu um museu para a exibição das suas obras em Aix-en-Provence e, em 1981, foi inaugurado o Museu Vasarely no Castelo de Gordes (Vaucluse).

1 comentário:

  1. gostei e gosto muito de arte e muito interesante e de uma forma muito muito especial e inacreditavel.

    ResponderEliminar

Pesquisar neste blogue