sábado, 10 de abril de 2010

AUGUSTIN CARDENAS – O cubano surrealista

10 DE ABRIL DE 1927Nasce Cardenas Alfonso, escultor cubano 
Agustín Cárdenas Alfonso nasceu em Cárdenas, Matanzas, Cuba.
Agustin Cárdenas Alfonso estudou na Escola Nacional de Belas Arteses Artes “San Alejandro”. De 1951 a 1955 foi membro da Asociación de Grabadores de Cuba (AGC), De 1953 a 1955 foi membro do grupo “Los Once”. Parte para Paris, em 1955, para estudar .Dá inicio então, a uma etapa bastante creativa, afirmando-se como um excelente escultor.

Percursor da arte abstracta na escultura, foi considerado como um dos mais importantes escultores contemporâneos que manteve uma tendência para o surrealismo.

Agustin Cardenas integra, em 1957, em Paris, o movimiento surrealista. Vence a Bienal de Paris em 1965. Trabalhando com os mais diversos materiais, estes iriam marcar etapas deiferentes e fundamentais na sua obra. Assim, na primeira, os trabalhos são elaborados em madeira; seguindo-se a pedra, como o granito, marmore e o basalto; na terceira fase, aparece a vontade de trabalhar o bronze. Em 1995 obtém o Premio Nacional de Artes Plásticas de Havana. As suas obras encontram-se espalhadas por importantes lugares do mundo.
Morre no dia 9 de Fevereiro de 2001 em Havana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue