sexta-feira, 9 de abril de 2010

XUL SOLAR – O pintor esotérico



09 DE ABRIL DE 1963Morre Alejandro Xul Solar, pintor Argentino
Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari nasceu a 14 de Dezembro de 1887 em San Fernando, Buenos Aires.
Xul Solar estudou arquitectura na Faculdade de Engenharia.
Com vinte e cinco anos de idade viajou par Hong Kong e passou por alguns países Europeus como Itália, Alemanha, Inglaterra e França. Em Milão conheceu o seu compatriota, o pintor modernista Emilio Pettoruti, a quem lhe mostrou os seus trabalhos realizados a partir de 1914. Foi um dos primeiros pintores argentinos a entrar emcontacto com os muvimentos de vanguarda como, o cubismo, fauvismo, futurismo, expresionismo e o surrealismo. Na sua viagem por Berlim, entrou em contacto com o Dadaismo e recebeu influência do pintor Paul Klee.

Xul Solar foi um dos maiores representantes da arte de vanguarda na America Latina. Após regressar à sua terra natal, participou activamente com outros jovens pintores modernistas, na formação de um grupo a que se chamou “Martin Sierra”no qual se incluíam Jorge Luis Borges e Emilio Pettoruti , iniciando uma linha de oposição à instituída conservadora cultura argentina.
Interessado por filosofia, pelas ciências ocultas e pelas crenças de distintas culturas, as suas obras irão reflectir esta inquietude espiritual. Precisamente os símbolos linguísticos chamam a atenção desta misteriosa personagem. Chegou a dominar dez idiomas, tendo ele próprio criado um, a pan-lingua. Nas suas obras, com o uso de letras e símbolos gráficos, criou um estilo -ou uma linguagem pictórica- a que se chamou de “criollismo”, cuja teoría estética é fundada em considerações astrológicas.

Existe hoje A Fundação Pan Klub – Museo Xul Solar que é uma instituição dedicada a preservar e difundir a obra do pintor argentino e tem como objectivo, também, desenvolver e promover a cultura nos seus mais diversos aspectos.

Fontes: Biografias e Vidas, Museu Xul Solar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue