quinta-feira, 8 de abril de 2010

PABLO PICASSO - O génio da arte do século XX



08 DE ABRIL DE 1973Morre Pablo Picasso, artista espanhol
Guernica
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso nasce em Málaga, 25 de Outubro de 1881. Pablo Picasso, foi considerado o artista mais famoso e também o mais versátil do século 20 (era também escultor, artista gráfico e ceramista). Em 1904 estabelece-se na cidade de Paris, na altura denominada capital artística da Europa.
Ao contrário de alguns contemporâneos seus, Picasso nunca chegou a criar uma arte puramente abstrata.Os estados emocionais de de Picasso, influenciados em grande parte com o surgimento na sua vida de pessoas com quem criou relacções mais afectivas, terão influenciado o seu trabalho, passando de uma fase convencional para uma fase Azul (melancólica)-1901-1905; depois, para uma fase a que se chamou de Rosa (mais alegre e delicada)-a partir de 1905. Na vida de Picasso, as mulheres e a arte estão inexplicavelmente misturadas. O surgimento de uma nova mulher, frequentemente, sinalizava uma mudança de direcção artística. Coincidência ou não, em 1918 casa-se com a bailarina Olga Koklova, e desenvolve um estilo neoclássico.
Les Demoiselles d'Avignon
Já com um sucesso comercialmente anunciado, abandona a fase “Rosa” e, em 1907, pinta um dos grandes trabalhos libertadores da arte moderna, “Les Demoiselles d'Avignon”. Picasso, juntamente com o pintor francês Georges Braque, criou o Cubismo, uma nova liberdade pictórica, em que o mundo visível era destituído dos seus componentes geométricos, estabelecendo um dogma fundamental da arte moderna - o de que o trabalho do artista não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo.
Guitarrista
Em 1925, Picasso começou a pintar formas deformadas, violentamente expressivas. A partir desta época, inventou uma variedade de estilos como nenhum outro artista havia tentado antes. Foi também um escultor criativo e mais tarde dedicou-se à cerâmica
Garçon à la pipe
0Tendo declarado o seu apoio à República e em resposta aos horrores da Guerra Civil Espanhola (o conflito começou em Julho de 1936), e quando o impulso criativo de Picasso parecia finalmente estar enfraquecido, Picasso pinta um mural ao qual daria o nome de “Guernica”, para o pavilhão espanhol na Exposição Internacional de 1937, em Paris, após aviões nazistas, enviados por Hitler para ajudar Franco, terem bombardeado e arrasado a cidade de Guernica.
escultura em Chicago
É considerada a sua obra mais famosa, onde retrata a expressão máxima não só do sofrimento espanhol como do impacto devastador dos armamentos modernos de guerra sobre suas vítimas em todas as partes do mundo. Picasso disse um dia: "A pintura não foi feita para enfeitar paredes. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo."
Exila-se em Paris após os republicanos terem perdido a guerra para Franco.Viveu em França até ao fim da sua vida. Durante a segunda Guerra Mundial, e com Paris ocupada pelos alemães, Picasso é proibido de expor.
Picasso morre aos 91 anos de idade, em Mougins, França.

Portrait_of_Daniel-Henry_Kahnweiler

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue