sábado, 9 de janeiro de 2010

WILHELM BUSCH – O precursor da Banda Desenhada

9 de janeiro de 1908Morre o pintor e caricaturista alemão Wilhelm Busch. 
Max und Moritz
Wilhelm Busch, nasceu em Wiedensahl, no dia 15 de abril de 1832. Foi um escritor, pintor, caricaturista e cartoonista alemão, considerado o precursor das histórias aos quadradinhos (Banda Desenhada).

Estudava na Escola Politécnica de Hannover para ser Engenheiro, quando se começou a destacar como caricaturista, retratando com humor situações envolvendo os seus colegas e professores.

Para desespero do pai, Wilhelm deixou a Escola Politécnica para estudar pintura na Academia de Artes de Düsseldorf. Mais tarde transferiu-se para a Academia Real de Belas Artes da Antuérpia, na Holanda. Aí, tal como outros artistas, não conseguiu identificar o seu estilo com o dos grandes mestres flamengos e holandeses dos séculos 16 e 17.
heilige_anton
Em 1854, Busch matriculou-se na Academia de Artes Plásticas e começou a publicar os seus trabalhos na revista Die Fliegende Blätter (As folhas voadoras). Publicada, em 1865, a primeira edição de Max und Moritz ("Juca e Chico"). Precursora das histórias aos quadradinhos, em 1965 publicou a primeira edição de Max und Moritz ("Juca e Chico"), baseada na infância de Busch, e que o tornaram famoso no mundo inteiro.

Em 1884, publicou a sua última grande história aos quadradinhos, Maler Klecksel (Pintor Borrador).

No ano de 1898, muda-se para a região do Harz, e inspirado pela sua beleza, escreveu a coletânea de poesias Zu guter Letzt (E por fim...) e Schein und Sein (Aparência e essência), publicado postumamente, em 9 de janeiro de 1908.
YellowKid1

1 comentário:

  1. Cresci numa família que gostava muito das artes. O pintor Willem Busch foi quem, com seus desenhos maravilhosos despertou em mim uma vocação muito fore para as Artes.

    ResponderEliminar

Pesquisar neste blogue