22 DE MARÇO - Nasce Osvaldo Licini, pintor italiano
![]() |
Castello in aria |
Osvaldo Licini nasceu a 22 de março de 1894 em Monte Vidon Corrado, Itália.
Iniciou a sua formação, em 1908, na Academia de Belas Artes em Bolonha, onde se encontrou com os pintores Giorgio Morandi, Mario Bacchelli, Giacomo Vespignani e Severo Pozzati. A sua primeira exposição remonta a 1914, no Hotel Baglioni, em Bolonha.
Licini em 1916 vai para Paris viver com a sua familia. Aí entra em contacto com os grandes pintores da época, como Picasso, Coteau, Kisling, Zborowski e Modigliani, e inspira-se com as obras de Matisse. Expõe três vezes nos Salões de Outono e no Salão dos Independentes, bem como na exposição de pintores italianos em Paris, organizado por Mario Tozzi.
Regressa a Itália, para aí viver até ao fim da sua vida. Até 1930, de acordo com anotações no seu diário, existem três períodos distintos da sua pintura: Primitivismo fantástico, 1913-1915; episódios de guerra, 1915-1920 e Realismo de 1920-1930.
Em 1934, na Galeria de Milão Million, juntou-se ao grupo dos abstractas italianos: Fontana, Reggiani, Veronesi, Melotti e Gihiringhelli. A sua aparição pública acontece em março de 1935, com a exibição do primeiro grupo de arte abstrata italiano no estúdio de Casorati e Paolucci, em Turim. Até 1940, o estilo abstracta marcará o seu trabalho. Os anos 40 marcam o abandono de todos os dogmas e sua arte entra no reino do surrealismo fantástico, recebendo influências dos pintores da Europa do Norte (sua esposa era sueca).
Após a Segunda Guerra Mundial, o artista reaparece em 1948, na XXIV Bienal de Veneza
A fama de Licini deve-se ao facto de ter sido um dos primeiros pintores italianos a avançar no sentido da abstracção nos anos 30, estilo que marcava, então na altura, a pintura na Europa.
Licini morre a 11 de Outubro de 1958.
Fontes: Wikipedia; Galleriailbulino
![]() |
Notturno |
Sem comentários:
Enviar um comentário