terça-feira, 16 de março de 2010

MANUEL CARGALEIRO – O pintor oriundo da Beira Baixa

16 DE MARÇO DE 1927Nasce Manuel Cargaleiro, pintor português
Manuel Cargaleiro nasceu em Chão das Servas, concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.
Manuel Cargaleiro é um artista incontornável no panorama de pintura contemporânea e uma personalidade de renome cujo valor artístico é reconhecido internacionalmente . A obra de Manuel Cargaleiro transmite uma imensa alegria de vida que, através de múltiplas combinações de cores e pelo seu poder comunicativo, nos leva a descobrir a harmonia cromática da natureza. A sua obra, estilisticamente, encontra fundamento no abstraccionismo geométrico, não escondendo a forte influência da escola de Paris e, sobretudo, da herança de Viera da Silva do qual nunca se afastou por completo.
Desde muito cedo passou a viver em Lisboa, mais precisamente, nos Conselhos de Almada e Seixal.
Em 1949 participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa. Fez a sua primeira exposição individual de cerâmica em 1952, organizado pelo então Secretariado Nacional de Informação (SNI).
Foi professor na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, e tem desde 1994 no Seixal (Fogueteiro), baptizada com seu nome, a escola secundária Manuel Cargaleiro.
Em 1957 fixou residência em Paris, sendo representado em permanência na Galeria Albert Loeb.
A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra, e, a partir de 1999, em Vietri sul Mare (província de Salerno, Itália) onde, em 2004, foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue