16 DE MARÇO DE 1927 – Nasce Manuel Cargaleiro, pintor português
Manuel Cargaleiro nasceu em Chão das Servas, concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.
Manuel Cargaleiro é um artista incontornável no panorama de pintura contemporânea e uma personalidade de renome cujo valor artístico é reconhecido internacionalmente . A obra de Manuel Cargaleiro transmite uma imensa alegria de vida que, através de múltiplas combinações de cores e pelo seu poder comunicativo, nos leva a descobrir a harmonia cromática da natureza. A sua obra, estilisticamente, encontra fundamento no abstraccionismo geométrico, não escondendo a forte influência da escola de Paris e, sobretudo, da herança de Viera da Silva do qual nunca se afastou por completo.
Desde muito cedo passou a viver em Lisboa, mais precisamente, nos Conselhos de Almada e Seixal.
Em 1949 participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa. Fez a sua primeira exposição individual de cerâmica em 1952, organizado pelo então Secretariado Nacional de Informação (SNI).
Foi professor na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, e tem desde 1994 no Seixal (Fogueteiro), baptizada com seu nome, a escola secundária Manuel Cargaleiro.
Em 1957 fixou residência em Paris, sendo representado em permanência na Galeria Albert Loeb.
A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra, e, a partir de 1999, em Vietri sul Mare (província de Salerno, Itália) onde, em 2004, foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário