quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DI CAVALCANTI, O PINTOR COMUNISTA

26 DE OUTUBRO DE 1976Morre Di Cavalcanti, pintor brasileiro
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido por Di Cavalcanti. nasce no Rio de Janeiro a 6 de Setembro de 1897.
 Di Cavalcanti foi pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhador, jornalista, escritor e cenógrafo. Expoente das artes plásticas brasileira, Di Cavalcanti inicia a sua carreira artística como caricaturista e ilustrador, publicando a sua primeira caricatura em 1914. Em 1921, ilustra A Balada do Enforcado, de Óscar Wilde
Em Paris, para onde foi em 1923 como correspondente do jornal Correio da Manhã, Di Cavalcanti frequenta a Academia Ranson, montando ateliê e onde conhece obras de artistas e escritores europeus de vanguarda como, Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger, Henri Matisse, Jean Cocteau e Blaise Cendrars, marcando indelevelmente a sua carreira artística. Já no Brasil onde regressa no ano de 1926, Di Cavalcanti adopta uma temática nacionalista de índole social, levando-o a filiar-se no Partido Comunista em 1928. Em 1933, publica o álbum A Realidade Brasileira, uma sátira ao militarismo da época. Em 1938 viaja para Paris, aproveitando a sua formação como jornalista, trabalha na rádio Diffusion Française nas emissões Paris Mondial. Volta ao Brasil em 1940, trabalhando como ilustrador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue