Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887.. Freqüentou em Paris a Academie Julian, onde pinta quadros impressionistas, segundo ele, "só para ver como eles faziam isso".
Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista.
Marcel Duchamp, na década de 1950 pronunciou o movimento conceptualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os ‘ready mades’, como objeto de arte, ao desafiar qualquer tipo de categorização. O caso mais célebre é o de "Fonte", urinol de louça enviado a uma exposição em Nova York e recusado pelo comitê de seleção. ‘Arte conceptual’ é um movimento artístico que defende a superioridade das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário.
Duchamp encontra em Nova York um solo fértil para sua arte dadaísta. Decorrente dessa fase, e em virtude dos seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro.
A sua carreira como pintor estendeu-se por alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata.
Marcel Duchamp morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968.
Veja aqui mais sobre Marcel Duchamp.
Sem comentários:
Enviar um comentário