Edgar Degas é universalmente reconhecido como o grande Mestre das figuras em movimento. Considerado pelos seus contemporâneos como extravagante e bizarro, de carácter difícil, temperamental, irrequieto e inseguro, quiçá linhagem da genialidade, Degas era um solitário, vivendo quase todo o tempo fechado no seu estúdio, totalmente envolvido com o seu trabalho. A gradual perda da visão, por volta dos seus sessenta anos, tornaram-no ainda mais fechado e solitário. Degas foi reconhecido tardiamente, tanto que a sua única exposição individual aconteceu só quando tinha 60 anos de idade.Embora sendo enquadrado entre os impressionistas Degas defenia-se como um realista.
Edgar Degas nunca teve algum relacionamento, que tivesse sido importante, com alguma mulher, embora tenha escolhido as mulheres como um dos temas principais da sua obra. São famosas as suas "bailarinas", as suas "mulheres tomando banho", as suas "passadeiras", as suas "lavadeiras.
Em 1876, Edmond Duranty, em ocasião da segunda exposição dos impressionistas, escreveu sobre Degas: "Assim a série das novas idéias se formou principalmente na mente de um desenhista, um dos nossos, um daqueles que expõem nestas salas, um homem dotado do mais raro talento e da mais rara inteligência. Diversas pessoas se aproveitaram de suas concepções e do seu desinteresse artístico, e é tempo que se faça justiça e se conheça a fonte que tantos pintores desfrutaram, pintores que jamais admitiriam revelá-la; faço votos de que este artista continue a exercitar as suas faculdades prodigiosas, como filantrópico da arte, não como um homem de negócios como tantos outros".
Degas morre com 83 anos de idade,no dia 26 de setembro de 1917, em Paris.
Degas morre com 83 anos de idade,no dia 26 de setembro de 1917, em Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário