sábado, 1 de outubro de 2011

Alexandre Cabanel - Oponente do Impressionismo



Alexandre Cabanel  nasceu em Montpellier, 28 de setembro de 1823.Em 1840 ingressou na École des Beaux Arts onde foi aluno de Picot. Pintou tema assuntos históricos, mitológicos e religiosos. Foi também autor de retratos, paisagens e composições decorativas.

Alexandre Cabanel foi um pintor francês, representante do Classicismo Académico, sendo um bom exemplo daquilo que hoje entendemos por arte acadêmica. Sempre  e estreitamente ligado ao Salon de Paris (expôs no Salão pela primeira vez em 1844, ganhando o Prix de Rome em 1845 e os seus alunos participavam ativamente de todas as edições do Salon).
Em 1863 tornou-se professor da École des Beaux-Arts. Oponente determinado do impressionismo,juntamente com William-Adolphe Bouguereau, mais um pintor acadêmico reconhecido na época, fez parte do Júri que recusou, entre tantos outros, Manet, Camille Pissarro e Henri Rousseau.
O seu quadro O nascimento de Vênus fez imenso sucesso no Salon de 1863, e foi comprado por Napoleão III, que o elegeu seu pintor favorito
Foi um dos mestres, em Paris, dos pintores portugueses António da Silva Porto, João Marques de Oliveira, e dos pintores brasileiros Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior.
Alexandre Cabanel  morre em Paris, a 23 de janeiro de 1889.
Veja mais em aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue