Alexei Savrasov foi um pintor russo que chegou à fama com a pintura de paisagens líricas e que mais tarde os críticos chamaram de “paisagens de estações”.
Savrasov começou a desenhar cedo e em 1838 matriculou-se como estudante na Escola de Pintura de Moscovo, tendo-se especializado em pintura de paisagem. Em 1987 tornou-se professor nesta mesma escola, tendo como discípulos, Isaac Levitan e Konstantin Korovin. Os pintores que mais o influenciaram foram o pintor britânico John Constable e o suíço Alexandre Calame.
Savrasov pinta em 1871 “As Gralhas Regressam a Casa” (The Rooks Have Come Back) sendo considerado pelos críticos o ponto mais alto da carreira do pintor. Usando um comum e trivial episódio de aves a voltar a casa, e uma paisagem extremamente simples, Savrasov, emocionalmente, mostrou a transição da natureza do inverno para a primavera. Foi um novo tipo de pintura de paisagem lírica. Em 1870, Savrasov torna-se membro do grupo Peredvizhniki - movimento que rompia com establishment da arte académica.
Os infortúnios da sua vida pessoal após a morte de sua filha e, possivelmente, a insatisfação com a sua carreira artística, levam-no ao alcoolismo, vivendo os últimos anos de sua vida em pobreza extrema, vagueando de abrigo em abrigo, com todas as tentativas do seus parentes e amigos para o ajudar a serem infrutíferas.
Alexei Savrasov morre a 8 de Outubro de 1897. Apenas o porteiro da Escola de pintura, escultura e arquitetura de Moscovo e Pavel Tretyakov, fundador da Galeria Tretyakov, estavam presentes no seu funeral.
Sem comentários:
Enviar um comentário