sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mais um pintor degenerado - Lyonel Feininger


Lyonel Feininger nasce em 1871. Descendente de uma família alemã, tendo passado a sua infância em Nova Iorque, mudou-se para Berlim em 1887 para estudar na Akademie Königliche, em Berlim.
Depois de estudar arte em Berlim, Hamburgo e Paris, iniciou a sua actividade como artista só a partir dos 36 anos de idade, trabalhando como caricaturista em diversas revistas e jornais nos Estados Unidos. Foi membro do grupo de artistas de inspiração expressionista Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul"), onde estavam integrados pintores como, Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin. Em 1919 iniciou a sua actividade como professor no Bauhaus, onde esteve durante alguns anos.

Quando o Partido Nazista chegou ao poder em 1933, a situação tornou-se insuportável para Feininger e sua esposa, que era em parte judia. Mudaram-se para os Estados Unidos depois do seu trabalho ser exibido na "arte degenerada" (Entartete Kunst) em 1936. Regressa ao seu país de origem, os Estados Unidos da América, em 1937.

Morre no ano de 1956 a 13 de janeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue