terça-feira, 6 de julho de 2010

Frida Kahlo – A amiga de Trotski



06 DE JULHO DE 1907Nasce Frida Kahlo, pintora mexicana
Raizes
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo , nasceu em Coyoacán, México.
Frida Kahlo teve uma vida marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomielite, que a deixou com uma deficiência física; mais tarde, aos 18 anos, sofre um acidente grave que a arrasta para a cama durante vários meses e que a leva à impossibilidade de ter filhos.
Frida Kahlo começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama, durante a sua longa convalescença. Pintou com cores vibrantes num estilo que foi influenciado pela cultura indígena do México e as influências europeias. Muitos de seus trabalhos são auto-retratos. Pintou as suas angustias, os seus medos, as suas vivências, e principalmente o seu amor pelo marido Diego Rivera; "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”, disse um dia Frida Kahlo. Com frequência pintou temas do folclore e da arte popular do México.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista. Por causa disto Frida Kahlo afirmou: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
Ao todo, estão registadas 248 obras autênticas de Frida Kahlo, entre óleos, aguarelas, desenhos e páginas de diário - mais o acervo da Casa Azul, onde Frida (1907-1954) viveu com o pintor e muralista Diego Rivera. Existe, contudo, um fenómeno que Frida provoca no mundo dos falsos. Existem identificados, mais de 400 obras falsas de Frida.
Casada com o muralista mexicano Diego Rivera compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos, revelando a sua bissexualidade.
Militante do Partido Comunista teve como hospede na sua casa em Coyoacan, entre 1937 e 1939 Leon Trotski.
Frida Kahlo morre a 13 de julho de 1954
Quatro anos após a sua morte, a sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo. No ano de 2002, sob a direcção de Julie Taymor, é lançado o filme que narra a história da pintora, interpretada pela atriz Salma Hayek.
Fonte: Wikipédia; Tripod
Coluna partida

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue