06 DE JULHO DE 1907 – Nasce Frida Kahlo, pintora mexicana
Raizes |
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo , nasceu em Coyoacán, México.
Frida Kahlo começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama, durante a sua longa convalescença. Pintou com cores vibrantes num estilo que foi influenciado pela cultura indígena do México e as influências europeias. Muitos de seus trabalhos são auto-retratos. Pintou as suas angustias, os seus medos, as suas vivências, e principalmente o seu amor pelo marido Diego Rivera; "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”, disse um dia Frida Kahlo. Com frequência pintou temas do folclore e da arte popular do México.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista. Por causa disto Frida Kahlo afirmou: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
Ao todo, estão registadas 248 obras autênticas de Frida Kahlo, entre óleos, aguarelas, desenhos e páginas de diário - mais o acervo da Casa Azul, onde Frida (1907-1954) viveu com o pintor e muralista Diego Rivera. Existe, contudo, um fenómeno que Frida provoca no mundo dos falsos. Existem identificados, mais de 400 obras falsas de Frida.
Militante do Partido Comunista teve como hospede na sua casa em Coyoacan, entre 1937 e 1939 Leon Trotski.
Frida Kahlo morre a 13 de julho de 1954
Quatro anos após a sua morte, a sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo. No ano de 2002, sob a direcção de Julie Taymor, é lançado o filme que narra a história da pintora, interpretada pela atriz Salma Hayek.
Sem comentários:
Enviar um comentário