sexta-feira, 16 de julho de 2010

Andrew Wyeth, o pintor do povo

12 DE JULHO DE 11917Nasce Andrew Wyeth, pintor norte-americano.
Christina's World
Andrew Newell Wyeth III nasceu em Chadds Ford, Pensilvânia. Foi um pintor do realismo americano, e um dos mais célebres do século XX. Ficou conhecido como o "pintor do povo".
Wyeth começou a pintar cedo por influência do seu pai que era um conhecido ilustrador. Andrew Wyeth, foi um dos mais populares e também criticados artistas da história da arte americana. As suas obras tornaram-se ícones da cultura nacional americana e provocou debates intermináveis sobre a natureza da arte moderna. O quadro mais conhecido do pintor é “O mundo de Cristina”. Andrew Wyeth pintou uma série de 247 quadros, tendo como modelo a sua vizinha Helga Testorf, entre 1971 e 1985. Todos estes trabalhos foram realizados em segredo e sem o conhecimento tanto do esposo de Helga como da esposa de Andrew Wyeth. Só em 1986 se revelou a existências desta série de quadros, tendo o milionário Leonard E.B. Andrews comprado quase toda a colecção.
Em 2007, o presidente George W. Bush entregou ao pintor a “National Medal of Arts”. Wyeth recebeu o prémio Einstein em 1967 e foi eleito para a Academia de Belas Artes de Paris em 1976. A mais alta distinção do Congresso Americano foi-lhe atribuída em 1988, o “Congressional Gold Medal”.
No dia 22 de Maio deste ano, a Christie´s leiloou um quadro de Andrew Wyeth, “Off Shore”, por cinco milhões de euros.
Andrew Wyeth, morreu em 16 de Janeiro de 2009, com 91 anos, em sua casa em Chadds Ford.

Day Dream - Andrew Wyeth, 1980

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue