Inacheve |
Pavel Tchelitchew nasceu numa família aristocrática proprietários de terras na cidade russa de Kaluga, perto de Moscovo, em 21 de Setembro de 1898.
Educado por tutores privados, Tchelitchew desde muito cedo manifestou interesse pelo ballet e pela pintura.
Tchelitchew em 1918 foi viver para Kiev após a sua família ter sido expropriada dos seus bens durante a Revolução Bolchevique.
Bathers |
Aí Tchelitchew recebeu educação artística formal. As obras de Tchelitchew e a sua carreira foram fortemente influenciados pelas lições privadas e incentivo que recebeu em Kiev a partir de Alexandra Exter, um aluno de Léger e director da Escola de pintores e cenógrafos, e de Rabinovitch Isaac, um artista cubista que se tornou um dos designers mais famosos do teatro na Rússia Soviética.
Tchelitchew notabilizou-se ainda como produtor, cenógrafo, designer de figurinos e cenários para teatro, óperas, ballets e musicais cabaret. Após ir viver para Paris, Tchelitchew começou a concentrar-se na pintura.
Afastando-se das influências que recebeu em Kiev, Tchelitchew começou a pintar trabalhos mais representativos, especialmente paisagens e retratos de pessoas do seu círculo de amigos influentes.
La Moisson |
Estes incluíram Glenway Wescott, Alice B. Toklas, Lincoln Kirstein, George Platt Lynes, e Gertrude Stein. Tchelitchew emigrou para os Estados Unidos em 1934 onde continuou a evoluir como pintor, experimentando a distorção da perspectiva de várias imagens, formas metamórficas e passando pelo automatismo (técnica de criação de obras de um subconsciente do pensamento ou sem sentido). Muitas das suas ideias chegaram a ser concretizadas em 1942, na sua grande obra intitulada Hide and Seek, tornando-se uma das obras mais famosas e populares do Museu de Arte Moderna de Nova York durante os anos 1970.
Fontes: Wikipédia
Hide and Seek |
Sem comentários:
Enviar um comentário