segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arno Breker - O Miguel Ângelo alemão

19 DE JULHO DE 1900 – Nasce Arno Breker, escultor alemão
Wounded warrior (Guerreiro ferido)
Arno Breker nasceu na Alemanha, na cidade de Elberfeld.
Aos 15 anos de idade, ao conhecer os trabalhos de Rodin,  decide ser escultor.
Em 1925 termina os seus estudos na Academia de Arte de Dusseldorf. Um dos seus professores chegou a  dizer-lhe: “Você sabe mais do que eu; não tenho mais nada a lhe ensinar”. Estudou também arquitetura e chegou a ganhar alguns prémios nessa área.
Até 1945 ele já tinha produzido esculturas monumentais, algumas com mais de três metros de altura. Se Rodin imortalizou O Pensador, Arno Breker eternizou a sua obra com O Guerreiro Ferido.
Arno Breker fez ainda retratos dos principais artistas europeus contemporâneos, que admiravam a sua obra, como os dos escultores Maillot e Despiau, os dos pintores Salvador Dali, Derain e Vlaminck, o do poeta Jean Cocteau, o do escultor Ernst Fuchs e, ainda, os dos compositores Wagner e Lizst.
O escultor começou então, a partir de 1945, a viver uma etapa difícil, de preconceitos e perseguição. Em 1945, as tropas aliadas transformam destruiram oitenta por cento do trabalho tanto escultural como arquitetônico de Arno Breker, alegando que muitas de suas obras haviam sido encomendadas pelo governo nacional socialista alemão. Contudo, Arno Breker afirmou: “Eu sempre celebrei o homem, jamais uma ideologia. Sou o escultor do homem, da tripla criação: corpo, mente e espírito”.
Só a partir de 1975, após trinta anos de rejeição, é que ele começa a ser reconhecido novamente.
Arno Breker morre Düsseldorf, 13 de Fevereiro de 1991

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue